PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS
Professora Formadora Andrea Hofstaetter
Tutoras a Distância: Lúcia Moraes - Patrícia Vianna Bohrer
Pólo Santo Antônio da Patrulha: 5ºSEM-2011/1
Anelise Ferreira da Silva
IDEIA PARA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Para turmas de 7ª Séries- Ens. Fund. Séries Finais
Tema Gerador: Leitura de Imagens
Através da Disciplina de Pensamento Estético e Representativo e a Disciplina de Planejamento em Artes Visuais pude entender a importância da abordagem da Leitura de Imagens em Artes Visuais, pois se o indivíduo não conseguir estabelecer conexões entre o que está vendo com suas vivências formais ou informais não haverá muito sentido para disciplina que necessita da abordagem reflexiva para estabelecer um agrupamento de idéias que o levem a estabelecer a ligação: História da Arte, Contextualização e Leitura de Imagem, pressupostos da Abordagem Triangular idealizadora Ana Mae Barbosa, que hoje é a principal referência do ensino da arte no Brasil. Essa proposta procura englobar vários pontos de ensino/aprendizagem ao mesmo tempo.
1ª Etapa:
Para iniciar a situação de aprendizagem proponho um texto do livro Explicando a Arte- Jô Oliveira e Lucília Garcez da editora Ediouro, pag. 24 e 25 para que o aluno entenda a importância do olhar observador.
Num segundo momento (que pode estar sendo em outra aula), conforme a disponibilidade de carga horária, distribuir imagens aleatórias para que anotem observações com relação às cenas, nada que sejam valorizados sentimentos, um olhar mais atento as cores, vestuário, cena, número de pessoas, paisagem...
Após esta atividade solicitar que os grupos façam uma explanação na sala abordando suas observações.
2ª Etapa:
Levar três imagens para a sala de aula, colocá las em um local onde todos da sala tenham condições de visualiza las, não identificá las (autoria, nome e movimento artístico), solicitar que respondam as questões abaixo elencadas.
1. Do que trata esta imagem?
Imag-1:
Imag-2:
Imag-3:
2. Por que será que fizeram esta obra/imagem?
Imag-1:
Imag-2:
Imag-3:
3. Você vê algum sentimento na imagem? Qual? De quem é esse sentimento?
Imag-1:
Imag-2:
Imag-3:
3. Esta é uma boa imagem? Por quê?
Imag-1:
Imag-2:
Imag-3:
4. Dê um (novo) título para a imagem.
Imag-1:
Imag-2:
Imag-3:
6. Qual das imagens é a melhor? E a pior? Por quê?
7. Você acha que a pintura de uma coisa feia ou triste pode ser boa? Por quê?
8. Uma coisa bonita pode fazer uma pintura ruim? Por quê?
9. Uma coisa feia faz uma pintura pior do que uma coisa bonita?
10. Você acha que o estado de espírito do artista influencia a produção da obra? Isso é: um artista triste faz uma obra triste? Variações: Um artista triste pode fazer uma obra alegre? Por quê? Um artista alegre pode pintar um quadro triste? Por quê?
11. Se a gente está triste, vê a imagem triste?
12. As pessoas podem ver coisas diferentes numa mesma imagem?
13. Como deve ser uma imagem para ser boa? Que tipo de arte você acha melhor?
3ª Etapa
Recolher as informações que os alunos dispuseram em suas análises, posteriormente montar um perfil pra turma, pois como pudemos perceber na leitura do Cap.5 de Hrernandez: ele sinaliza as considerações do autor Michael Parsons que publicado originalmente em inglês em 1987, numa definição de estágio como um aglomerado de idéias, e não propriedades desta ou daquela pessoa. Assim, parece claro que descrever um estágio não é descrever uma pessoa, mas sim um conjunto de idéias às quais essa pessoa recorre para compreender uma obra de arte (1992: 27).
Após essas considerações retomar cada obra individualmente, explorar o movimento artístico, a autoria, utilizando a leitura da obra para trabalhar a arte formal, (linha, cor, textura, camadas de tintas, movimentos artísticos...), assim o aluno começa a ter um olhar mais peculiar em cada obra, se utilizando da observação e da Leitura.
Retomando os Grupos iniciais de estudos, onde observaram uma imagem e as expuseram para a turma e lhes propor que agora façam a leitura dessa imagem e tragam a para o contexto atual lhe dando uma nova roupagem, preservando sua identidade inicial com uma Releitura do grupo.
Bibliografia:
Disponível em <http://moodle.regesd.tche.br/file.php/276/Hernandez_cap5_parte1.pdf>em 05/05/2011
Disponível em>http://anae.biz/rae/wp-content/uploads/2008/05/artigorr.pdf>acessado >em 05/05/2011
Disponível em http://andersonbenelli.blogspot.com/2011/02/reflexoes-sobre-abordagem-triangular.html>em 05/05/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário