PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS
Professora Formadora Andrea Hofstaetter
Tutoras a Distância: Lúcia Moraes - Patrícia Vianna Bohrer
Pólo Santo Antônio da Patrulha: 5ºSEM-2011/1
IDEIA PARA PLANO DE AULA
Tema Gerador: Reitura de Imagens
Após trabalhar a Observação de imagens e a Leitura Estética de Imagens foi trabalhado a Releitura de Imagens.
Para alcançar um melhor resultado foi realizado um trabalho em conjunto, a professora de Ensino Religioso ficou com as questões religiosas, o professor de Geografia com os dados geográficos, e a história com os fatos históricos e a professora de Artes com a Releitura da Imagem.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDGARDO PEREIRA VELHO
Professora: Anelise Ferreira da Silva Disciplina: Artes
Turma: 7ª série Turno: Manhã
Carga Horária: 1h/a semanal Duração: 3h/a
Período de aplicação: 6/05-13/05-20/05
Habilidades e Competências:
ü Ler e Observar aspectos construtores da imagem
ü Construir e desconstruir conceitos a partir da imagem
ü Reformular a imagem conforme conceitos próprios
ü Compreender os diferentes pontos de vista
Justificativa
A arte vem desempenhando um papel atuante na sociedade que a cerca, propondo situações de contextualização com o cotidiano, desta forma sentiu se a necessidade de debater sobre as questões mundiais que envolvem o Terrorismo, a Religiosidade, a política que no atentado as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001 e a morte de Osama Bin Ladem no dia 2 de maio de 2011.
Atividades
1ª Aula: 6/05/2011
Para iniciar a situação de aprendizagem proponho uma definição de Releitura para dar início às atividades.
Num segundo momento, em grupos de quatro alunos apresentar a imagem Las Torres Gemelas,2005 Osvaldo Salermo, Materiais Diversos, para que anotem observações com relação as cenas, e sua Leitura Estética.
Na seqüência solicitar que os alunos tragam para a sala de aula na próxima aula para composição da releitura.
Segunda aula:13/05/2011
Dirigi los à sala de Artes, montarem os grupos, cada grupo organiza os materiais que trouxeram de casa.
No centro da sala dispor os materiais existentes na escola e outros trazidos pela professora para trocas entre os mesmos. (tesoura, cola, régua, revistas, papeis de diferentes gramaturas e cores, cola quente, tintas, pincéis, canetas, lápis de cores, giz de cera, etc.)
Dar total liberdade de expressão e deixa los confortáveis quanto as suas construções.
Terceira aula: 20/05/2011
Apresentar os trabalhos para os colegas descrevendo o processo que envolveu a construção e as dificuldades ou não do grupo em faze lo e expor no Hall da Escada da escola.
Achei interessante a realização deste trabalho, pois os alunos conseguiram estabelecer e entender os processos que envolvem a Observação, Leitura Estética e a Releitura.
Outro dado importante foi as diferentes formas de ver a tragédia de 11 de setembro, alguns trabalhos não deixaram o avião entrar nas Torres, outros destacaram a explosão e os corpos caindo do prédio, a maquete sinalizou para a paz que existia nas Torres antes do atentado, ou seja cada um alimentou se de um sentido da obra e chamou atenção para isso.
O aluno que está preparado quanto as leituras de imagens lê a arte, lê o mundo e lê a vida, pois tem um olhar mais desprendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário